© 2016 LAthayde Advogados

Homenagem

Meu Mestre, incomparável Amigo, extremoso, sempre zeloso Pai :

Desembargador LUIZ PAULO ATHAYDE

Nasceu em Salvador, no dia 26 de janeiro de 1920, filho do Coronel Luiz Paulo de Athayde e de Maria Constancia Shaw Ferreira de Athayde.

Bacharel em Direito, diplomado em 17 de Dezembro de 1940, casou-se com nossa mãe, Maria José Athayde, em 15 de Dezembro de 1941, de quem nunca mais se separou, tendo gerado cinco filhas, quatorze netos e sete bisnetos.

Iniciou sua carreira pública como Promotor de Justiça , na Comarca de Jeremoabo, em 1944.

Ingressou na política, em 1954, quando elegeu-se, pela primeira vez, como Deputado Estadual, à Assembléia Legislativa da Bahia, pelo PST. Eleito, em 1958, na legenda do PST, tornou a reeleger-se em 1962, dessa vez, na legenda da Aliança Trabalhista, coligação formada pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido Republicano (PR) e o Partido Libertador (PL). Em 1966, elegeu-se Deputado Federal, pela Bahia, na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Nesse mandato, em 1968, seu nome foi votado, à unanimidade, como um dos “ 10 melhores Deputados” da Câmara Federal, tendo sido (Relator) da Lei de Anistia, para presos políticos universitários e Relator da Lei das 200 milhas de Mar Territorial Brasileiro.

Forte impacto simbólico teve a ampliação do mar territorial brasileiro de 12 para 200 milhas em 1970, contra a vontade dos EUA, em pleno Regime Militar, iniciado em 1964.

Diante da repercussão do seu notável e valioso trabalho, principalmente seus estudos e conclusão sobre o Mar Territorial, foi, com visto diplomático, a convite do governo alemão, promover palestras no Parlamento em Bonm, e representações nacionais em Frankfurt, Berlim, Stuttgart...( 3 a 8 de Junho de 1968)

Renunciou a esse mandato, em abril de 1970, para, a convite do Governador da Bahia, à epoca, exercer o cargo de Procurador Geral de Justiça do Estado da Bahia.

Nomeado Desembargador , em 1971, na vaga de Promotor, aposentou-se, no cargo, em 1973 para, mais uma vez, eleger-se Deputado Estadual , ainda pela Arena, cumprindo, assim, 05 mandatos eletivos.

Foi eleito Presidente do Instituto dos Advogados da Bahia – IAB , no bienio 1988 a 1990.

Foi homenageado, no Ministério Público Estadual, dia 15 de Dezembro de 2006, com a inauguração de seu retrato, na sala de ex dirigentes daquele ilustre orgão.

† Faleceu em 02 de Julho de 2002, aos 82 anos, deixando-nos com muita SAUDADE !

Minha amada mãe, Sra. MARIA JOSÉ ATHAYDE, não resistiu a tanta saudade...seguiu seu companheiro, pouco depois de se completarem dois anos separados...Foi reencontrar-se com o Grande e ÚNICO AMOR, de toda a Vida terrena....eram corpos e almas inseparáveis...

† Faleceu em 15 de Julho de 2004, aos 78 anos.

PAIS QUERIDOS, tão idolatrados, OBRIGADA, por TUDO, que nos ensinaram nesta Vida...! Nosso legado é eterno....

Me despedí de voces, cumprindo desígnios Superiores, porem confiante de tornar-me DIGNA para, um dia, perante Nosso Senhor, reencontrá-los novamente, no Céu, onde sei que permanecem juntos, na Gloria do Pai...
AMEM !